

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última terça-feira (4) a imposição de tarifas abrangentes sobre produtos provenientes do Canadá, México e China, os três maiores parceiros comerciais do país.
Segundo informações do Metrópoles, bob o lema Make America Great Again (Maga, ou “faça a América grande novamente”), Trump afirmou que as tarifas visam fortalecer o mercado interno. No entanto, os consumidores podem sentir os impactos quase imediatamente, com o aumento dos preços de diversos produtos.
Os americanos já enfrentam a inflação há anos, mas, segundo economistas, precisarão se preparar para um aumento significativo nos preços de carros, alimentos, gasolina e outros itens essenciais nos próximos dias.
Esse cenário surge após um período de otimismo pós-eleição. Pesquisas que avaliam o sentimento do consumidor já indicam que a população está mais preocupada com suas finanças e com a inflação do que há alguns meses.
Apesar de as medidas já estarem em vigor, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, sugeriu na terça-feira que a administração reconsiderasse algumas das tarifas aplicadas ao Canadá e ao México. De acordo com estimativas do Instituto Peterson de Economia Internacional, as novas tarifas devem custar à família americana média mais de US$ 1.200 (cerca de R$ 7.017) por ano.
Divulgação