

O Brasil vai começar a exigir vistos para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá a partir desta segunda-feira (10). De acordo com informações do g1, a isenção do documento, que teve data de validade até este domingo (9), não será prorrogada.
Na gestão de Bolsonaro, a exigência do visto para os países norte-americanos foi suspensa. O governo Lula passou a realizar a cobrança como forma de represália, na justificativa de que esses países também cobram o documento do Brasil. O setor de turismo é contra essa medida, pois prevê redução de turistas vindo para o Brasil.
A emissão será feita pela internet, por meio do site da VFS Global, e o visto deve ser enviado por e-mail em 24h – caso o processo seja aprovado -, sem precisar ir a um consulado. O documento será obrigatório em vias aéreas, marítimas e terrestres, com custo de US$ 80,90, ou seja, de R$ 468.
De acordo com o Ministério do Turismo, o fim da isenção é “uma decisão da diplomacia do Brasil, em respeito ao princípio da reciprocidade”. O visto deve ser retirado por turistas de mais de 60 nacionalidades que desejam visitar o Brasil.
Divulgação / Freepik