

A Organização das Nações Unidas (ONU), junto com o instituto de pesquisa Gallup e a universidade de Oxford (Reino Unido), divulgou, nesta quarta-feira (19), o ranking que mede a felicidade dos países, que foi criado em 2012.
A avaliação é feita com base em Produto Interno Bruto (PIB) per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, sentimento de liberdade, de generosidade e percepção de corrupção. O equilíbrio entre carreira, vida pessoal e forte política de bem-estar social estão entre os fatores que evidenciaram as primeiras colocações.
Além disso, refeições em conjunto também têm grande impacto para gerar felicidade, assim como lares com média de quatro a cinco pessoas, conforme a reportagem.
O Brasil saltou oito posições e passou da 44ª posição para a 36ª, se tornando o segundo país sul-americano mais bem colocado no ranking. No geral, a Finlândia, pela oitava vez consecutiva, liderou o ranking; os Estados Unidos estão ocupando o 24º lugar, com a pior posição desde que a pesquisa foi criada; o Chile caiu de 38º para 45º; a Argentina ficou em 42º lugar; e o Afeganistão esteve na ‘lanterninha’, com a 147º posição e último lugar.
Confira ranking com os 20 países mais felizes:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Holanda
- Costa Rica
- Noruega
- Israel
- Luxemburgo
- México
- Austrália
- Nova Zelândia
- Suíça
- Bélgica
- Irlanda
- Lituânia
- Áustria
- Canadá
- Eslovênia
- Tchéquia
Manu Dias/GOVBA