

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) comentou os rumores de uma possível desistência da Build Your Dreams (BYD) em manter o Centro de Pesquisa e Inovação Automotiva na Bahia. Em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, nesta segunda-feira (24), o chefe do executivo baiano destacou que conversou pessoalmente com o alto escalão da montadora chinesa, que garantiu a permanência das operações.
O rumor surgiu após o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmar que tem feito reuniões e conversas com representantes da empresa para trazer o centro para a cidade. Jerônimo, no entanto, destacou que a construção do centro, que deve ser erguido em Salvador, segue em solo baiano.
Eu fui à China, coloquei na mesa da BYD que nós queremos também seja criado um ambiente de pesquisa e desenvolvimento. A resposta deles foi, “olha, que a gente pode fazer pesquisa para que isso possa acontecer na Bahia”. Bom, eles estão comprometidos com isso, inclusive, chamando a Bahia de “novo Vale do Silício”. Está garantido que a BYD, está mantida aí a ideia de um centro de pesquisa aqui na Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Em nota enviada ao BNews, a gigante chinesa destacou que mantém a iniciativa da construção do Centro de Pesquisa e Inovação Automotiva na Bahia para transformar o estado em um polo tecnológico de referência, o “Vale do Silício da América do Sul”. No entanto, a empresa confirmou a existência da possibilidade da criação de um segundo centro, desta vez, no Rio de Janeiro.
A empresa vai criar um Centro de Pesquisa e Inovação Automotiva na Bahia para transformar o estado em um polo tecnológico de referência, o Vale do Silício da América do Sul. Além disso, a BYD estuda a possibilidade de estabelecer outro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em inovação para outras frentes de negócios no Rio de Janeiro.
Veja o vídeo da declaração do governador:
Feijão Almeida/GOVBA