

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, publicada neste domingo (30), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o mercado financeiro está “chateado, porque o governo [Lula] deu certo”. Haddad disse que o mercado estava “excessivamente pessimista” desde a vitória eleitoral do petista, em 2022, e que alguns gestores de ativos apostaram contra o governo e “perderam dinheiro”.
O ministro defendeu que o governo continua a arrumar as finanças públicas e que cortou R$ 35 bilhões do Orçamento no ano passado. No entanto, o jornal destacou que Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra que a dívida bruta do governo brasileiro irá crescer de 87,6% do PIB no ano passado para 97,6% em 2029.
Haddad foi questionado se o governo tinha o déficit fiscal sob controle e respondeu que a pergunta não fazia sentido. Ele fez uma comparação do seu cargo a um cara em um cockpit de Fórmula 1 no meio de uma corrida. “Você não liga para ele e pergunta se tudo está sob controle. Acho que temos uma boa equipe, um bom carro e, quem sabe, talvez até um bom piloto”, concluiu.
Diego Zacarias / Ministério da Fazenda