

O alto índice de homicídios tentados e consumados em bares e distribuidoras do Distrito Federal (DF) levou o governo local a restringir o horário de funcionamento desses estabelecimentos. Com essa determinação, os espaços poderão operar apenas entre 6h e 0h, em todas as regiões administrativas, independentemente de estarem situados em áreas comerciais, mistas ou residenciais.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a medida busca reduzir os índices criminais, minimizar desordens físicas e sociais e garantir maior sensação de tranquilidade à população. Ainda de acordo com o órgão, só nos dois primeiros meses de 2025, o percentual de homicídios tentados e consumados em bares e distribuidoras já chega a 24%. Estudos realizados pela SSP indicam que esses locais também são pontos frequentes de outras modalidades criminais, como vias de fato, lesões corporais, violência contra a mulher e tráfico de drogas.
“É uma ação que dialoga diretamente com as demandas da população e com as dinâmicas que mapeamos em nossos estudos. A restrição é estratégica e necessária para conter o crescimento de crimes associados a esses espaços”, explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Marcelo Camargo | Agência Brasil