

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), apontou piora na percepção dos entrevistados acerca da economia do país nos últimos 12 meses, com análise feita desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com informações do portal Metrópoles, as entrevistas foram realizadas com 2.004 brasileiros acima dos 15 anos, nos dias 27 e 31 de março, e contou com margem de erro de dois pontos percentuais.
O índice geral chegou a 56%, ante 39%, alcançado em janeiro de 2024. Ou seja, com elevação de 17 pontos percentuais. Na época, 26% consideravam que a economia estava do mesmo jeito e 16% indicaram melhora.
A nova pesquisa indicou que 44% dos brasileiros acreditam que a economia vai melhorar no próximo ano e 34% veem piora no setor. Ainda, 59% é a favor da tributação mínima para os super-ricos, enquanto 31% são contra a medida.
Em relação à diminuição no valor dos impostos sobre os produtos da cesta básica, 48% aguardam progressos, enquanto 45% estimam que o cenário vai permanecer o mesmo. No mais, 51% avaliam “melhora pequena” devido à isenção do imposto de renda e 33% preveem uma “melhora importante”.
Marcelo Camargo/Agência Brasil