

Algumas lideranças bolsonaristas começaram a demonstrar preocupação com a possibilidade de o atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) lançar candidatura ao Senado por São Paulo nas eleições de 2026. A informação é da coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles.
Na avaliação dos bolsonaristas, além da aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alckmin teria chances de vitória, por conta da trajetória política no estado, que governou por três vezes.
Com isso, a candidatura de Alckmin ameaçaria o plano de Jair Bolsonaro e de seus aliados de eleger duas pessoas ligadas ao ex-presidente para as duas vagas de senador em São Paulo em 2026.
Bolsonaristas acreditam que, no Senado, Alckmin vai atuar para blindar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Os dois têm boa relação e o magistrado foi secretário do governo Alckmin em São Paulo.
Ainda de acordo com a publicação, Bolsonaro e o governador Tarcísio de Freitas chegaram a um acordo para a eleição ao Senado por São Paulo em 2026: cada um indica um nome para as duas vagas da chapa na disputa pela Casa Alta do Congresso Nacional.
Ricardo Stuckert / PR