

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (9), a Operação Esplanada, com foco no combate a crimes ambientais, invasão de terras e ameaças contra assentados no Projeto de Assentamento (PA) Reunidas Esplanada, localizado no município de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia.
Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, com foco na coleta de armas, equipamentos eletrônicos e outros materiais utilizados na prática dos delitos. Além disso, duas medidas cautelares diversas da prisão foram determinadas pela Justiça, com o objetivo de preservar provas e impedir a continuidade das ações criminosas durante o curso das investigações.
Segundo a Polícia Federal, os investigados são suspeitos de invadir e desmatar ilegalmente áreas de reserva legal, furtar bens da comunidade e ameaçar a integridade física dos moradores do assentamento. A operação visa interromper essas práticas e garantir a segurança dos assentados.
Os investigados serão ouvidos nas próximas fases da operação, e as diligências continuarão com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos e fortalecer o conjunto de provas contra os responsáveis.
Divulgação / PF