

O vereador Palhinha (União) promoveu, nesta quinta-feira (10), uma audiência pública, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Thomé de Souza, para debater os 10 anos do surto do Zika vírus no Brasil e a situação das crianças com microcefalia e Síndrome Congênita do Zika na Bahia. Segundo o edil, a audiência pública tem o objetivo de derrubar o veto do presidente Lula do projeto 6064/2023, que previa o pagamento de pensão vitalícia para crianças com microcefalia.
“Bom, primeiro agradecer a Deus pela oportunidade, agradecer a Deus pela vida das crianças, das famílias. Essa audiência pública visa a derrubada do veto do presidente Lula do projeto 6064/2023. O projeto foi aprovado pela Câmara de Deputados, pelos senadores e o presidente Lula vetou. O que era o projeto: Era uma ajuda de R$ 50.000 e mais R$ 7.700 vitalícios para as crianças até enquanto vivas estiverem. E o presidente Lula vetou, o que nós sabemos é que foi um veto danoso à sociedade. Por isso agora cabe aos nossos deputados da Bahia e do Brasil derrubar o veto do presidente, porque nós sabemos que muitas verbas do Congresso Nacional saem pelo ralo, mas aqui o que nós precisamos é que essa verba seja reconhecida, reparar o dano, porque se você analisar o zika vírus faz 10 anos da pandemia, dessa doença nefasta, mas aconteceu no Nordeste por falta de políticas públicas do governo federal. Então não é justo, não é a favor que as mães de família, os pais de família estão pedindo, não. É um reparo do que o governo deixou de fazer”, afirmou.
O edil fez um apelo aos deputados para derrubarem o veto presidencial. “Por isso eu conclamo os nossos deputados federais para que possam derrubar o veto do presidente Lula, porque essas famílias precisam continuar abrindo mão dos seus trabalhos, pai, mãe de família, para cuidar de suas crianças. E eu quero dizer aos meus senhores deputados, algum de vocês tem algum filho com zika vírus em cima de uma cama durante 10 anos? Como é que sustenta diuturnamente, come, bebe e paga as contas? Por isso, meus deputados da Bahia e do Brasil vamos derrubar esse veto do projeto 6064 já em nome do respeito à população e das famílias”, pediu.
Ele explicou quais serão os próximos passos após a realização da audiência pública. “
“Agora é fazer ofício para o Corpo de Bombeiros que a associação precisa do Alvará. Vou fazer ofício para o secretário aqui da Secretaria de Saúde do estado. O estado, o espaço que cedeu em comodato já está vencendo. É a renovação por mais seis, dez anos. E também pedir ajuda do governo do estado, da Secretaria de Saúde para entrar com a reforma do espaço porque clama por necessidade e também a Sempre também para que possa promover as oficinas profissionalizantes. Porque enquanto as mães de família trazem seus filhos para fazer atividade lá, a mãe de família está aprendendo alguma atividade para melhorar o sustento até nas suas casas”, defendeu.
“A Câmara de Vereadores abre espaço trazendo dignidade para essas pessoas porque nós somos a ressonância da cidade. Nós abrimos as portas da Câmara de Vereadores e segunda-feira vão usar a tribuna da Câmara para sensibilizar os 43 vereadores para pedir aos deputados federais da Bahia e do Brasil que derrube o veto danoso do presidente Lula”, concluiu.
Domingos Júnior / BNews