

As empresas brasileiras do Grupo Leader, que atuam com lojas de departamentos, tiveram falência decretada pela justiça, por meio do juiz Leonardo de Castro Gomes, da 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, conforme informações do jornal O Globo. A dívida já chegava a R$ 1,2 bilhão.
Tanto o Ministério Público do Rio, quanto a empresa responsável pelo plano judicial, a Inova, já haviam se posicionado pela decretação de falência. O grupo descumpriu com obrigações que haviam sido aprovadas em maio de 2021 pelo Plano de Recuperação Judicial, aprovado pela Assembleia Geral de Credores. Para o Judiciário, isso demonstrou inviabilidade econômica por parte da empresa.
Em 2018, a rede contabilizava mais de 100 filiais pelo Brasil, presentes no Rio de Janeiro – onde surgiu em 1951, na cidade de Miracema -, Bahia, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.
“O que se vê nestes autos é que todo o ‘fôlego’ judicialmente concedido à requerente foi em vão, não se podendo mais permitir que ela permaneça sob a chancela judicial a praticar atos econômicos desordenadamente no mercado, criando prejuízos que podem afetar a credibilidade dos sistemas judicial e econômico”, informou o juiz, conforme a reportagem.
Divulgação / Freepik