

Após lançar a sua pré-campanha para a presidência da República na eleição do ano que vem, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, já vive um momento conturbado dentro do próprio partido, o União Brasil.
Caiado lançou sua pré-candidatura no último dia 4, em Salvador. O evento contou com mais de 100 prefeitos e 30 deputados de Goiás. No entanto, algumas ausências foram sentidas, entre elas a do presidente nacional do partido, Antonio Rueda.
De acordo com o portal Uol, Caiado se vê isolado dentro do próprio partido. Ele vem sendo contra a federação do União Brasil com o PP. Até apoiadores de sua pré-candidatura à presidência — como o prefeito de Salvador, Bruno Reis — já se posicionaram a favor da aliança, que garantiria a maior bancada do Congresso.
Além disso, Caiado vê o União Brasil dividido entre os que desejam apoiar o PT em 2026 e os que querem a candidatura do governador goiano. O partido ocupa três ministérios do governo Lula. Recentemente, Ju scelino Filho pediu demissão do Ministério das Comunicações, mas ele deve ser substituído por Pedro Lucas Fernandes, também do União.
Um dos defensores da aliança União Brasil-PT é o ministro do Turismo, Celso Sabino, que, em entrevista ao “Roda Viva” , afirmou que a “ampla maioria” do partido defende uma aliança com sigla do presidente Lula na eleição do ano que vem.
Divulgação