

Com a mudança de estação e de temperatura, a rinite alérgica fica mais suscetível a atacar. E isso acontece aqui no Brasil, segundo informações do jornal O Globo, devido ao clima que fica mais seco no outono, provocando irritação nas vias respiratórias.
A nutricionista de saúde pública, britânica Frankie Philips, recomendou cinco bebidas para fortalecer a imunidade e evitar sintomas como coriza, espirros e olhos lacrimejantes. Confira:
1- Suco de laranja: 100% natural, esta bebida é rica em vitamina C, considerado também como um anti-inflamatório. Uma porção de 150 ml diária já pode ser suficiente.
2- Chá de camomila: Pesquisas indicam que o consumo de chá de camomila pode elevar os níveis de hipurato, um composto com propriedades anti-inflamatórias, podendo ser benéfico para atenuar a inflamação no sistema imunológico, especialmente aquela desencadeada pela exposição a alérgenos.
3- Chá de hortelã-pimenta: A exposição à histamina pode levar ao inchaço corporal, pois o organismo tenta neutralizar os alérgenos. O consumo de chá de hortelã-pimenta pode auxiliar na fluidificação do muco, atuando como um descongestionante natural que alivia o nariz entupido. Além disso, há relatos de que o vapor emanado de uma xícara de chá pode proporcionar alívio da congestão.
4- Suco de abacaxi: A bebida também é rica em vitamina C e contém compostos de bromelina, que é anti-inflamatório natural, sendo uma boa escolha para quem possui algum tipo de alergia, além de evitar sintomas da rinite alérgica, como dificuldades respiratórias e o inchaço.
5- Shot de gengibre: Compostos do gengibre podem suavizar os desconfortos da sinusite e ser benéficos para amenizar sintomas da rinite alérgica, além de ser um anti-inflamatório e um fortalecedor do sistema imunológico.
Divulgação / Freepik