

Líderes do Centrão acreditam que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não conseguirá impedir que o plenário da Casa vote o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de Janeiro. Além disso, o grupo acredita que a proposta deverá ser aprovada por 308 deputados. A informação é da coluna Painel do jornal Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, muitos parlamentares de centro-direita desejavam apoiar o requerimento de urgência do projeto da anistia, mas temeram uma reação do governo e do Supremo Tribunal Federal (STF). Já na votação da proposta, os parlamentares poderiam se sentir mais livres para votar favoravelmente.
Por outro lado, existem parlamentares que acreditam que deputados que apoiaram o requerimento de urgência para pautar o projeto, mas não necessariamente o defendem.
Caso o projeto seja aprovado com uma larga margem na Câmara, o Senado poderia ser pressionado para fazer o mesmo. Com isso, um eventual veto do presidente Lula seria facilmente derrubado, levando a questão para o STF.
Divulgação / Senado Federal