

Imigrantes haitianos que passaram pelo Brasil antes de chegar aos EUA tentam retornar ao país sul-americano após o presidente Donald Trump por fim ao visto que permitia aos haitianos a permanência no país.
De acordo com informações do UOL, para voltar ao Brasil, os haitianos têm enfrentado burocracia e a incapacidade de apresentar os documentos solicitados pelo governo brasileiro para conseguir os vistos.
Na lista de exigência, o governo brasileiro tem pedido que os imigrantes apresentem provas de: residência, capacidade financeira e certificado provando que não há pendências criminais. No entanto, muitos haitianos moram em abrigos cedidos pelas prefeitura americanas.
porém, muitos usaram coyotes, grupos de contrabandistas que cobram para ajudar imigrantes a cruzarem a fronteira de forma ilegal, para entrar no país.
É solicitado ainda que os haitianos mostrem como chegaram aos Estados Unidos (EUA), porém, muitos usaram coyotes, grupos de contrabandistas que cobram para ajudar imigrantes a cruzarem a fronteira de forma ilegal, para entrar no país.
O governo de Donald Trump anunciou, em fevereiro, o fim do visto que permitia que haitianos permanecessem no país. A autorização foi criada em 2010 como uma alternativa para ajudar a população do Haiti, abalada por crises políticas e humanitárias.
Em 2024, o número de haitianos nos EUA chegou a 520 mil. Muitos revelaram ter feito o Brasil de “ponte” para chegar ao país norte-americano.
Divulgação