

Uma operação realizada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (23), em São Paulo, realizou mandados de busca e apreensão contra o banqueiro Nelson Nogueira Pinheiro e seus irmãos. A família, controladora do banco Pine, está sendo investigada por envolvimento em supostos esquemas de desvio de dinheiro, ou seja, fraudes.
A informação consta da reportagem do site BPMoney, segundo o qual, a Justiça autorizou o bloqueio de bens dos investigados até o limite de R$ 500 milhões. “Entre os alvos estão os endereços de Nelson Pinheiro, Noberto Nogueira Pinheiro (controlador do banco Pine) e Jaime Nogueira Pinheiro Filho. Os três são sócios da MRCP Participações S/A, e a investigação se concentra em fraudes financeiras e movimentações suspeitas de recursos”, diz a matéria..
O nome dado à operação foi “Floresta Devastada”, e o inquérito em curso é uma continuidade das investigações de 2016, ‘no contexto da Lava-Jato’. Para a reportagem do site BPMoney, a assessoria do empresário Norberto Pinheiro informou, em nota:
“Desde 2005, quando Nelson Pinheiro encerrou sua participação como sócio minoritário do Banco Pine, a instituição não mantém qualquer vínculo com o empresário ou com suas atividades. A menção de Noberto Pinheiro na operação ocorre pela participação minoritária em uma holding patrimonial familiar constituída pela matriarca da família para fins de planejamento sucessório, da qual Nelson faz parte juntamente os demais herdeiros. Noberto Pinheiro permanece à disposição das autoridades competentes para prestar quaisquer esclarecimentos necessários.”
Divulgação / GESP