

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta quarta-feira (23) que os aposentados e pensionistas lesados pelas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apontadas pela Operação Sem Desconto, poderão ser ressarcidos
Em entrevista coletiva, Lewandowski disse que muitos dos envolvidos nas irregularidades possuem patrimônio que poderá ser usado para compensar as vítimas.
“Muitas dessas entidades têm bens, têm patrimônio. Foram arrecadados muitos bens e dinheiro em espécie. Tudo isso será, num primeiro momento, utilizado para fazer frente a essas reivindicações, que certamente virão”, disse Lewandowski.
“É evidente que o Estado terá responsabilidade subsidiária. Trata-se de um processo complexo, que precisará ser analisado individualmente, caso a caso”, emendou.
As fraudes no INSS foram apontadas pela operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga desvios de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo por decisão judicial.
Jamile Ferraris/MJSP