

Denelísio Nobre, ex-diretor do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), localizado em Itabuna, no sul da Bahia, está sendo investigado por importunação sexual, assédio moral e racismo. A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão em sua casa, nesta quinta (24), onde foram recolhidos um notebook, um celular e um pen drive, que serão analisados no inquérito.
De acordo com informações da TV Santa Cruz, o homem foi afastado do cargo em fevereiro, após estudantes da instituição denunciarem a situação para a advogada Úrsula Matos, que foi ao local dar uma palestra. Segundo os alunos, Denelísio teria utilizado palavras de teor sexual durante uma reunião em 2024, na qual proibiu a entrada da vice-diretora e dos professores.
“Uma das mães chegou lá para entregar um objeto para uma aluna e ele disse: ‘Vaza daqui. Entrega e vaza’. Nessa reunião, que a gente não sabe qual o propósito, ele disse que tinha utilizado linguajar dos adolescentes. E aí ele começou a falar coisas absurdas”, relatou a advogada.
Um dos estudantes revelou que o diretor pediu para que eles não se assustassem porque ele iria “falar na linguagem juvenil”, que “quem quisesse pegar ele, tava de boa” e que “quem era gay, que podia dar mesmo, e que mulher podia dar também, só que tinha que ter cuidado para não engravidar e ficar com os peitos murchos, caídos”.
Outra jovem, que não quis ser identificada, contou que foi assediada pelo diretor durante uma viagem da escola. “Ele me perguntou qual era a faixa etária de pessoas que eu ficava, e se eu tinha algum interesse em alguém mais velho, com mais de 50 anos. Falei que não tinha interesse”, disse. A ex-aluna da unidade de ensino revelou ainda que recebeu uma proposta de pagamento para beijar o diretor e que Denelésio chegou a convidá-la para tomar banho de piscina na casa dele.
Após a exposição do caso, o diretor foi exonerado. Até o momento, Denelésio Nobre não se manifestou sobre as denúncias.
O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itabuna.
Reprodução/TV Santa Cruz