

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodimir Zelensky, se encontraram durante o funeral do Papa Francisco, realizado no Vaticano, neste sábado (26). De acordo com funcionários da Casa Branca, a reunião foi considerada “muito produtiva”. Os dois fazem parte das comitivas de líderes internacionais presentes na cerimônia de despedida do pontífice.
Um porta-voz do líder ucraniano declarou que a reunião durou cerca de 15 minutos na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ambos teriam concordado em se encontrar novamente mais tarde no mesmo dia para novas conversas.
Foram divulgadas fotos do encontro com os dois presidentes frente a frente no meio de um salão de mármore, sem nenhum de seus assessores nas proximidades. Outra foto divulgada pelo gabinete de Zelensky mostrou Trump e o ucraniano reunidos no mesmo local, junto com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

O encontro foi a primeira vez que Trump e Zelensky voltaram a se ver desde um bate-boca no Salão Oval da Casa Branca, em Washington em fevereiro, em meio às discussões para encerrar os combates entre Ucrânia e Rússia.
Divulgação/Casa Branca