

Um motorista atropelou uma multidão durante um festival, em Vancouver, no Canadá, na noite do último sábado (26), horário local, 0h de domingo (27), horário de Brasília, e pelo menos nove pessoas morreram. As informações são da agência Reuters.
A polícia de Vancouver não vê o incidente como um ato de terrorismo. O motorista, que não teve a identidade divulgada, foi detido. Segundo a rede de TV CBC, o homem tem por volta de 30 anos.
O atropelamento aconteceu durante as comemorações do Dia de Lapu-Lapu, um evento cultural filipino em homenagem ao chefe indígena que liderou a vitória sobre as forças colonizadoras comandadas pelo português Fernão de Magalhães, e dois dias antes daseleições nacionais no Canadá, nesta segunda-feira (28).
“Conforme esperamos por mais informações, rezamos para que nossas comunidades permaneçam fortes e resilientes, imbuídos com o espírito de ‘bayanihan’ [palavra que representa o espírito de cooperação, união e ajuda mútua dentro da comunidade] durante esse período difícil”, diz a nota oficial do consulado das Filipinas.
“Estou chocado e profundamente triste com o terrível incidente no evento do Dia de Lapu-Lapu de hoje. Trabalharemos para fornecer mais informações o mais breve possível. […] Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil”, se manifestou no X o prefeito de Vancouver, Ken Sim.
Reprodução / Vídeo RTP