

O sonho de fazer uma viagem para o exterior faz parte da vida de muitos brasileiros, no entanto, a exigência do passaporte pode acabar frustrando essa vontade, especialmente agora que o governo federal estuda um reajuste da taxa de emissão do documento, que custa atualmente R$ 257,25. A boa notícia é que alguns destinos permitem a entrada apenas com a Carteira de Identidade nacional (RG), tornando a possibilidade de visitar um novo país ainda mais real.
Nove países membros e associados ao bloco econômico Mercosul permitem que os brasileiros entrem somente com o RG em mãos, assim como viajantes dessas outras nações podem entrar no Brasil.
Confira a lista:
- Argentina;
- Paraguai;
- Uruguai;
- Bolívia;
- Chile;
- Colômbia;
- Equador;
- Peru;
- Venezuela.
Países como Guiana e Suriname, mesmo que associados ao Mercosul, não fazem parte do acordo que permite a entrada de brasileiros em outros territórios apenas portando o RG.
De acordo com informações do portal do governo brasileiro, em viagens de turismo, o passaporte é dispensado desde que seja apresentada a cédula de identidade emitida há menos de 10 anos e cuja fotografia ainda identifique plenamente o titular. Além disso, documentos como CNH, OAB, CRM e certidão serão negados para ingresso nos países citados, independentemente do motivo da viagem
Divulgação/PF