

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou nesta terça-feira (29), por acordo entre os parlamentares, os três Projetos de Lei encaminhados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) que alteram a estrutura remuneratória das carreiras da Segurança Pública no estado.
Os projetos, enviados à Casa no último dia 22, contemplam policiais militares (praças e oficiais), bombeiros militares e servidores da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). De acordo com o texto aprovado, os integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros terão um ganho médio de 14,76% entre os anos de 2025 e 2026, considerando o soldo e a Gratificação de Atividade Policial Militar (GAPM).
Na Polícia Civil, os delegados, peritos criminais, peritos médico-legistas e peritos odonto-legais terão um reajuste acumulado de 14% no mesmo período. Já investigadores, escrivães e peritos técnicos do DPT receberão um aumento de 22%.
Segundo os projetos, os reajustes já incidem de forma retroativa ao mês de março deste ano e terão nova etapa de implantação em maio. Para 2026, estão previstos novos acréscimos salariais em maio e junho.
Henrique Brinco / BNews