

Buerarema, no sul, e Luís Eduardo Magalhães, no oeste, se destacaram nas eleições de 2022 por serem os únicos municípios entre os 417 da Bahia onde Jair Bolsonaro (PL) conseguiu vencer Lula (PT). A força da oposição local também pôde ser mensurada no pleito para governador daquele ano.
Nas duas cidades, tanto ACM Neto (União Brasil), quanto João Roma (PL), superaram os votos de Jerônimo Rodrigues (PT). Naquela eleição, os prefeitos Júnior Marabá (PP) e Vinícius Ibram (União Brasil), se empenharam nas campanhas dos adversários do PT, e tiveram um importante papel na derrota dos petistas em suas respectivas cidades. Porém, o cenário atual indica uma mudança importante.
O BNews apurou que o prefeito eleito de Buerarema, Gel da Farmácia (União Brasil) está próximo de anunciar seu apoio à reeleição de Jerônimo. Aliado do ex-gestor Vinícius Ibram, ele estaria insatisfeito com a falta de diálogo e de acesso a ACM Neto e se alinhou com o governo nas últimas semanas.
Questionado sobre a possibilidade de anunciar seu apoio ao petista, ele desconversou. “Não tive nenhuma conversa com ninguém, mas estou na busca de ajuda ao governo do estado, não tenha dúvida disso. A gente tem uma posição, como prefeito, de olhar para a minha comunidade e pode ter certeza que na hora certa a gente vai tomar as decisões para ficar do lado do nosso povo”, comentou.
Já com o gestor da cidade que é considerada a capital do agro baiano não é diferente. Em março, Junior Marabá cumpriu uma série de agendas em Salvador e em diversas oportunidades desferiu ataques contundentes contra o ex-prefeito da capital baiana.
Durante entrevista ao programa Se Liga Bocão, da Rádio Baiana FM (89,3FM), por exemplo, Marabá não amenizou nas palavras e disse que Neto não dá a atenção devida aos aliados do interior do estado e sacramentou o rompimento com o agora ex-aliado.
Debandada?
Não são apenas os deputados do PP da Bahia que estão insatisfeitos com a federação do partido com o União Brasil. Vários prefeitos do União estudam com seriedade a possibilidade de saída do partido. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, ao menos 20 deles, principalmente os eleitos na região sul e extremo sul, manifestaram o desejo de deixar a legenda.
Já no território do Portal do Sertão, um nome de peso também dá indícios de que pode deixar o partido. José Ronaldo estaria se preparando para uma transição de partido, saindo da oposição e migrando para o lado do atual governo, de maneira discreta e em longo prazo. Os rumores surgiram após o prefeito se fazer presente em uma agenda institucional, onde foram discutidos assuntos e demandas do município.
Matheus Landim / GOVBA