

O velório da cantora Nana Caymmi será realizado nesta sexta-feira (2), às 8h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O enterro está marcado para as 14h, no Cemitério São João Batista. Nana faleceu na quinta-feira (1º), aos 84 anos, na Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, vítima de disfunção de múltiplos órgãos. Ela estava internada desde julho de 2024 para tratar uma arritmia cardíaca.
Nascida Dinahir Tostes Caymmi, Nana era filha do compositor Dorival Caymmi e de Stella Maris, além de irmã dos músicos Danilo e Dori Caymmi. Criada em um ambiente musical, iniciou a carreira ao lado do pai, ainda na juventude, e ganhou destaque por sua voz marcante e interpretações emocionadas. Entre suas primeiras gravações está “Acalanto”, que virou canção de ninar no Brasil. Teve três filhos, dois com o primeiro marido venezuelano e um com João Gilberto.
A trajetória musical de Nana Caymmi inclui discos emblemáticos como Nana Caymmi (1975), Renascer (1976), Voz e Suor (1983), Bolero (1993) e A noite do meu bem (1994). Ela também participou de marcos históricos da música brasileira, como o disco Caymmi visita Tom e leva seus filhos (1964) e o Festival Internacional da Canção (1966), quando foi vaiada, mas venceu com “Saveiros”. Sua carreira foi marcada por coerência artística e interpretações profundas de compositores como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Milton Nascimento.
Nana também marcou presença na televisão com músicas em trilhas de novelas e minisséries da TV Globo, como Hilda Furacão e Suave veneno. Em 2017, a gravadora Universal Music lançou a coletânea Nana Novelas, com 15 faixas de destaque na teledramaturgia. Apesar de não ter alcançado a mesma popularidade de outras cantoras da MPB, como Elis Regina ou Gal Costa, foi reconhecida como uma das maiores intérpretes do país, com uma carreira sólida e respeitada.
Seus dois últimos álbuns foram lançados em 2019 e 2020. Ao longo da vida, teve relações amorosas com figuras da música como Gilberto Gil, João Donato e Cláudio Nucci. Nana Caymmi deixa um legado de sensibilidade, sofisticação musical e autenticidade, além de três filhos e duas netas.
Reprodução / Instagram