

O presidente Luiz Inácio Inácio da Silva (PT) desembarcou na tarde desta quarta-feira (5) em Moscou, na Rússia, para participar das celebrações do Dia da Vitória, comemorado em 9 de maio, em referência a derrota da Alemanha nazista na segunda Guerra Mundial pelas tropas soviéticas e aliadas.
O mandatário pousou no Aeroporto Internacional Vnukovo às 18h (no horário local).
“Já estou na Rússia para participar das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra. Esse dia, que define a vitória contra o nazismo. A vinda à Rússia reafirma nosso compromisso com o multilateralismo. Iremos assinar acordos de cooperação em Ciência e Tecnologia e buscar a ampliação das nossas parcerias comerciais”, disse Lula em uma publicação no X.
Na comitiva dos do presidente Lula estão: o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, de Minas e Energia, Alexandre Silveira, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o assessor-chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim e o deputado Elmar Nascimento (União Brasil).
Em Moscou, Lula deve ter reuniões bilaterais com o presidente Russo, Vladimir Putin, e com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. Entre os assuntos que serão pautados está a guerra na Ucrânia.
O governo brasileiro pretende ainda negociar alternativas para equilibrar a balança comercial entre os países.
@ricardostuckert/X