

Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados nesta quarta-feira (7) em Salvador contra um grupo criminoso responsável pela prática de tráfico internacional de drogas através de voos com destino à Europa. De acordo com o órgão, a ação, coordenada pela PF do Rio de Janeiro, conta com mais de 100 policiais federais e servidores do Grupos Especializados de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal (Gaeco/MPF) cumpriram 21 mandados de busca e apreensão em diversas cidades. Além da capital baiana, os agentes fizeram buscas no Rio de Janeiro, Niterói-RJ, São Paulo e Campinas-SP.
Os mandados foram cumpridos em residências e empresas dos investigados, além de casas de câmbio e escritório de advocacia. Também foram cumpridas ordens judiciais de sequestro de bens e medidas cautelares diversas da prisão, como entrega de passaporte, proibição de se ausentar do país e bloqueio de valores.
A operação desta quarta (7) acontece como resultado da análise de documentos apreendidos na 1ª etapa da Operação Tropeiros, realizada em novembro de 2022. Na ocasião, 3 pessoas foram presas.
De acordo com a PF, malas e mochilas eram preparadas para ocultar as drogas, a fim de tentar fugir da fiscalização. Ao chegarem ao exterior, as “mulas” — como essas pessoas são chamadas — entregavam as drogas para os contatos indicados pela quadrilha, que se tornavam responsáveis pela venda.
O aprofundamento das apurações indicou que a associação criminosa investigada na Operação Tropeiros possuía mais integrantes, além de revelar indícios de movimentações financeiras ligadas à prática de lavagem de dinheiro na ordem de R$ 10 milhões.
Divulgação/PF