

Um projeto, que está sendo elaborado pelo Governo Federal, objetiva diminuir o valor do pedágio de caminhões que substituírem diesel por gás. Ele visa ainda incentivos para a adaptação de motores a gás e a troca de veículos das frotas.
A informação foi publicada em reportagem de o jornal O Globo. Com as alterações feitas pelas empresas do setor, detentoras dessas frotas, os veículos em questão “ganhariam desconto nos pedágios nas principais rodovias do país, que serão batizadas de rotas azuis. Farão parte da lista estradas como a Via Dutra (que liga o Rio a São Paulo), Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte e BR 163 em Mato Grosso”, diz a matéria.
Segundo a reportagem, “a proposta esbarra, porém, no desafio de manter uma rede de abastecimento de gás, incluindo o biometano, combustível renovável produzido a partir da decomposição de resíduo orgânicos”.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, “a estratégia é começar programa pelos Pontos de Parada de Descanso (PPDs) para caminhoneiros nas rodovias, obrigação que já consta nas novas concessões, e instalar postos de gás nesses locais. Na Dutra, por exemplo, estão em funcionamento dois PPDs, em Itatiaia (RJ) e Pindamonhangaba (SP), com dutos de gás próximos, disse o secretário”.
Até o momento, funcionam, no Brasil, 17 PPDs em estradas federais e estaduais e a expectativa é construir mais 35 nos próximos três anos, conforme incorma a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). “A oferta de pontos de parada pelos concessionários é fruto da greve dos caminhoneiros em 2017”, revela a matéria de O Globo.
Marcelo Camargo/Agência Brasil