

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o baiano Paulo Azi (União Brasil), não poupou elogios à atuação da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, na articulação política do governo Lula no Congresso. A declaração foi dada em entrevista à coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles.
Gleisi assumiu o comando da pasta em janeiro deste ano, após o então titular do ministério, Alexandre Padilha, ter sido deslocado para o Ministério da Saúde. Padilha vinha sendo criticado por deputados por “não cumprir” acordos.
Para Azi, o governo Lula tem “dificuldade” para construir uma base forte no Congresso Nacional por ter poucos partidos que o apoiam. Por outro lado, o deputado baiano disse que, após Gleisi assumir a Secretaria de Relações Institucionais, o Palácio do Planalto melhorou o diálogo com o Legislativo e passou a ter “mais êxito nas articulações políticas”.
“O governo agora mudou a sua articulação política. Acho que a ministra Gleisi tem efetivamente condições de dialogar. Ainda estamos no início e, praticamente, não se votou ainda matérias importantes encaminhadas pelo governo aqui para o Congresso Nacional. Agora, eu vejo ela com uma boa capacidade de interlocução com os líderes partidários, com o próprio presidente Hugo Motta”, disse o parlamentar.
Reprodução/Portal da Câmara