

Quatorze suspeitos – incluindo um policial civil aposentado e um policial penal – de integrarem a facção Comando Vermelho (CV) são alvos da Operação Feira Livre realizada nesta quinta-feira (22) pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). A ação busca cumprir 11 mandados de prisão e nove de busca e apreensão contra alvos que atuam no camelódromo da Uruguaiana, espaço comercial no Centro do Rio.
Conforme divulgado pelo MPRJ, os policiais atuavam colaborando com as atividades ilícitas. “As investigações apontam que o grupo se apropriou da administração da Associação Comercial da Uruguaiana, utilizando segurança armada e ameaças para extorquir comerciantes, mediante a cobrança de taxa social e taxa de segurança. Em caso de inadimplência, os comerciantes eram submetidos a cortes de energia e expulsões revelou o órgão por meio de nota divulgada à imprensa.
Ainda segundo o Ministério Público, o grupo também atuava realizando a gestão ilegal de espaços públicos, promovendo a venda e locação irregular de boxes, além de envolvimento com lavagem de dinheiro, utilizando empresas de fachada e laranjas, inclusive uma lavanderia, para mascarar a origem dos recursos. Eles vão responder pelos delitos de organização criminosa armada, extorsão, usurpação de função pública e lavagem de dinheiro.
Ilustrativa | Agência Brasil