

No início do ano, a implantação de novas regras da prefeitura de Salvador para atuação de ambulantes nas praias da capital baiana gerou um verdadeira confusão. Agora será a vez dos moradores e comerciantes do Rio de Janeiro de se adaptarem às novas normas estabelecidas pela gestão municipal.
Isso porque começa a valer a partir do próximo domingo, dia 1º de junho, o decreto do prefeito Eduardo Paes, que aplica diversas restrições aos comerciantes e banhistas das praias da capital fluminense. Entre as regras de maior repercussão e destaque está a proibição do uso de caixas de som e música ao vivo, exceto em casos de eventos previamente autorizados. Um Projeto de Lei semelhante foi protocolado na Câmara de Vereadores de Salvador.
Mas, não para por aí. Com o objetivo de reordenamento, a prefeitura também proíbe a venda de bebidas em garrafas de vidro, alimentos em palitos e a atuação de carrocinhas, food trucks e trailers sem autorização. O decreto estende ainda para proibição de uso irregular de áreas públicas com tendas ou guarda-sóis, a fixação de objetos em árvores e o cercamento ilegal de espaços públicos.
Por fim, o decreto veta também uso de veículos motorizados no calçadão, escolas de práticas esportivas sem alvará, acampamentos improvisados e visa minimizar o comércio abusivo.
Ilustrativa