

Uma carta escrita por Silvio Santos antes da morte, que aconteceu em agosto de 2024, tem gerado bastante burburinho nas redes sociais. O documento intitulado como “Os Segredos do Êxito” foi compartilhado com os funcionários do SBT pela filha do apresentador e atual presidente da emissora nesta terça-feira (27).
Na carta, o “Homem do Baú” apresenta uma série de conselhos e ensinamentos, que passou a ser comparado com os Dez Mandamentos. Conforme a Bíblia, as escrituras foram feitas por Moisés em uma pedra do Monte Sinai, sob orientação de Deus, e transmitido aos hebreus.
Coincidentemente ou não, a carta de Silvio Santos consta justamente dez itens como orientações para obter o sucesso:
- Eu acredito na sorte, mas também acredito que cada homem trabalha o seu próprio destino, bom ou mau.
- Nunca coloco em postos-chave homens que não sabem obedecer. Ninguém pode aprender a mandar sem antes aprender a obedecer.
- Sempre tenho tido uma fé inquebrantável em Deus, mas nunca espero que Ele faça o meu trabalho.
- Desde muito jovem, pratico dois preceitos: trabalhar muito e gastar pouco.
- Se uma pessoa se envaidece com o primeiro êxito, grande ou pequeno, está perdida. A vida é uma luta, que só deve terminar com a morte.
- Fecho os meus olhos às adulações e os abro muito bem às críticas. A verdade é que eu tenho aprendido muito mais com o que dizem os meus inimigos do que com o que dizem os meus amigos.
- Não sei se isto é um defeito ou uma qualidade, mas… confio pouco nos outros e muito em mim mesmo.
- Se uma coisa vale a pena ser feita, significa que ela merece ser bem feita.
- Eu sei que só Deus é perfeito, mas mesmo assim procuro fazer tudo com perfeição. É uma obsessão que eu não consigo curar.
- O homem que não é capaz de rir de si mesmo, não será capaz de fazer alguma coisa boa na vida.

Na web, internautas valorizaram os tópicos escritos pelo apresentador. “A profundidade e realidade que essa carta traz, não tá escrita..”, comentou um usuário no X (antigo Twitter). “Caramba! Quanto sabedoria! Silvio Santos nunca se deslumbrou. Sempre foi pé no chão”, disse outra. “Essa carta é a verdadeira versão atualizada dos Dez Mandamentos”, comparou mais um.
Qual era a religião de Silvio Santos?
Apesar das filhas e de boa parte da família de Silvio Santos ser evangélica, o apresentador e empresário se considerava judeu, religião que segue os ensinamentos da Bíblia Hebraica, também conhecida como Tanakh.
O livro sagrado, conhecido como Torá, inclui os cinco primeiros livros do Velho Testamento, que são Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, e contém s leis, ensinamentos e histórias fundamentais do judaísmo.
O Torá, inclusive, apresenta o Decálogo, como é chamado os Dez Mandamentos dos judeus, que são os princípios de ética e adoração com base na lei judaica.
Reprodução / Redes Sociais