

A Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) divulgou, na manhã desta segunda-feira (2), parte das atividades que está sendo executada pela Força Penal Nacional (FPN) no Conjunto Penal de Eunápolis. Nas imagens, a tropa – enviada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) – se prepara para realizar uma vistoria geral no presídio.
Acompanhadas por policiais penais, a equipes da FPN também conheceram o perímetro externo da unidade prisional, além dos acessos de visitantes, estacionamento, guaritas, posto de observação, pátio de banho de sol e celas. O envio da tropa nacional foi autorizado pelo ministro Ricardo Lewandowski, na última quarta-feira (28), oito dias após o diretor do do presídio da cidade de Eunápolis, Jorge Magno Alves Pinto, ser alvo de um atentado.
Por meio da portaria de nº 949, o Lewandowski, diz que a atuação dos agentes será por 30 dias para apoio na gestão prisional, treinamento e capacitação. “A operação contará com o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e de segurança pública do ente federado solicitante, nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes, durante a vigência desta Portaria”, diz outro trecho do documento.
Hildazio Santana | Nucom Seap