

Três prefeitos estão na mira da Polícia Federal (PF) na quarta fase da operação Overclean, deflagrada, na manhã desta desta sexta-feira (27). A operação investiga o desvio de recursos públicos por meio de contratos ligados a emendas parlamentares na Bahia.
Os prefeitos além de serem alvos de busca e apreensão, foram afastados dos cargos por determinação do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a coluna de Mirelle Pinheiro do portal Metrópoles, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) não é alvo das buscas na manhã desta sexta-feira (27), mas é oficialmente investigado pela PF no caso.
Por determinação do STF, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos de suas funções nas cidades de Salvador (BA), Camaçari (BA), Boquira(BA), Ibipitanga(BA) e Paratinga(BA).
A suspeita investigada é a liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, no período de 2021 a 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de manipulação de procedimentos licitatórios.
São investigados os crimes de integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
Divulgação