

O diretor da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, coronel Humberto Sturaro, comentou ao BNEWS sobre a proposta da Prefeitura de São Paulo que prevê bonificação de até R$ 1 mil para agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que recuperarem motos roubadas na capital.
O projeto, enviado à Câmara Municipal, tem como objetivo “incentivar a atuação dos agentes no combate ao crime e à circulação de veículos irregulares”.
Sturaro destacou que, embora medidas de reconhecimento sejam válidas, é necessário cuidado para que a premiação não se torne um foco equivocado na atuação dos agentes.
“Toda motivação, todo reconhecimento do serviço prestado pelo resultado alcançado em segurança tem que ser aplaudido. O que temos que tomar cuidado é que o agente de segurança precisa ter um nível profissional para entender que premiação não é complementação salarial, para que não se torne uma ‘corrida do ouro’”, afirmou
Ele ressaltou que o compromisso dos agentes deve ser com a sociedade, independentemente de incentivos financeiros.
“Ele não pode entrar na viatura ou em sua motocicleta pensando que seu dia será apenas para abordar veículos de duas rodas. Seu compromisso é servir e proteger, independentemente de qualquer situação ou reconhecimento monetário. Premiação não é e não será complementação salarial, porque, quando vista dessa forma, gera consequências, como abordagens desnecessárias e incômodos ao cidadão. Isso não pode acontecer jamais”, completou.
BNews TV