

A Rota dos Milagres, localizada em uma região turística do Nordeste, virou palco de medo e mortes, assustando moradores locais e das imediações. Isso porque, de acordo com informações do portal Uol, o número de homicídios passou a ter aumento significativo, no mesmo período em que surgiram relatos da chegada de integrantes do grupo criminoso Comando Vermelho (CV), que começaram a realizar ações para tomar esses territórios e promover o tráfico de drogas na região.
“Nesses últimos anos, temos visto uma alta nas situações ligadas ao tráfico de drogas naquela região”, afirmou o delegado Sidney Tenório, diretor de Homicídios da Polícia Civil, segundo a reportagem, ressaltando que as operações se intensificaram não apenas na região, mas também nas proximidades.
“O objetivo é que não haja impacto no turismo. A gente não tem conhecimento que isso esteja ocorrendo, até porque são coisas situações ainda muito pontuais: não temos casos de tiroteio ou de um tráfico mais ostensivo. Termina que são jovens da própria comunidade que são cooptados e se tornam vítimas”, continuou.
Uma das cidades mais afetadas é São Miguel dos Milagres, em Alagoas, que contou com seis das nove mortes violentas registradas entre janeiro e maio deste ano. O delegado de São Miguel dos Milagres e de Porto de Pedras, Heleno Melo, define a ‘invasão’ como um “desastre no meio social”.
“A gente vem apertando o cerco e mantendo a situação sob controle. Essa região teve um fluxo turístico que cresceu muito, e as facções vêm em função disso. Assim como fazem em todo o país, vai recrutando jovens para tráfico e homicídios”, disse, conforme o Uol.
Vale ressaltar que dois homens foram mortos em confronto com a Polícia Militar na cidade. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que um dos suspeito foi chefe da CV, conhecido como ‘Coroa Tito’, além de apreender materiais como armas de fogo, munições e drogas.
Divulgação / SSP-AL