

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, declarou, neste domingo (6), que o país irá aplicar em 1º de agosto tarifas aos parceiros comerciais com os quais não tenha alcançado acordos, seja Taiwan ou a União Europeia. As informações são da Folha de São Paulo.
Em entrevista à CNN, Bessent disse que as tarifas irão aumentar até os níveis que Donald Trump havia anunciado em 2 de abril, antes de suspender as taxas para permitir negociações comerciais e estabelecer um prazo até 9 de julho para conseguir acordos. Em sua plataforma Truth Social, Trump prometeu impor uma tarifa adicional de 10% a países que se “alinhem” com os Brics.
A qualquer país que se alinhe com as políticas antiamericanas dos Brics, será cobrada uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a esta política”, ameaçou Trump.
“Tenho o prazer de anunciar que as cartas sobre as tarifas dos Estados Unidos, e/ou acordos, com vários países de todo o mundo serão entregues a partir de segunda-feira, 7 de julho”, escreveu. Apenas Reino Unido e Vietnã conseguiram selar um pacto comercial com os Estados Unidos até a data estipulada.
Reprodução / X