

O Governo da Bahia lançou, nesta terça-feira (15), o novo fardamento dos estudantes da rede estadual. A cerimônia, que contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual de Educação, Rowenna Brito, também marcou o início da distribuição gratuita de 700 mil camisas.
Para Rowenna Brito, a nova farda representa mais do que uma mudança visual.
“Hoje é um dia muito especial, porque, depois de 15 anos, a gente apresenta para a rede estadual de ensino um novo uniforme para os estudantes. Uma nova farda com a cara dos estudantes, com a identidade e o pertencimento deles. A gente sabe que em 15 anos a sociedade mudou muito e esse adolescente e essa criança também mudaram”, afirmou a secretária.
A nova identidade visual será implementada gradualmente a partir desta quarta-feira (16), alcançando toda a rede estadual. O modelo, mais funcional e moderno, integra as ações da atual política educacional, que busca fortalecer vínculos, elevar a autoestima dos estudantes e renovar a cultura escolar.
Ainda durante a cerimônia, o governo lançou a formação “Tempo de transformar: a política de Educação Integral na Bahia” também teve início nesta terça-feira. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, reúne 779 gestores escolares da rede estadual de ensino até quinta-feira (17), com foco no fortalecimento da Educação Integral e na reorganização curricular das escolas.
Representando o Instituto Natura, parceiro da formação, a gerente de políticas públicas do Ensino Médio Integral, Iara Pires Viana, falou sobre o impacto da ação conjunta entre governo e sociedade civil para consolidar a proposta pedagógica.
“Acreditamos que a Educação Integral é uma política transformadora, que fortalece o protagonismo estudantil e promove justiça social. Ao apoiar esta formação na Bahia, o Instituto Natura reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, equitativa e com resultados duradouros”, disse Iara.
A programação da abertura incluiu a exibição do curta-metragem “A Educação Integral e seu legado de direitos às aprendizagens” e conta com apoio do Instituto Natura e do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Em 2025, a política de Educação Integral contemplará 652 escolas em 374 municípios, beneficiando mais de 128 mil estudantes em todo o Estado.
Divulgação