

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja neste domingo (20) para Santiago, capital do Chile, para participar de um encontro com outros chefes de Estado em defesa da democracia e discutir soluções para o enfrentamento ao avanço das fake news e da extrema direita no mundo. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Além de Lula, também vão participar do encontro o presidente chileno, Gabriel Boric, o líder da Espanha, Pedro Sánchez, e os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do Uruguai, Yamandú Orsi.
O encontro, que vem sendo chamado de “Democracia Sempre”, está previsto para acontecer nesta segunda-feira (21). A ideia é dar seguimento a uma discussão iniciada por eles em 2024, durante a 79ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
O governo do Chile informou que os chefes de Estado devem promover uma posição compartilhada defendendo o multilateralismo, a democracia e a cooperação global com base na justiça social. Outro ponto que deve ser tratado é a regulação das tecnologias emergentes.
As propostas que devem ser elaboradas no encontro serão apresentadas na 80ª sessão da Assembleia-Geral da ONU, prevista para acontecer em setembro em Nova York (EUA).
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil