

A imposição de tarifas aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos pelo presidente Donald Trump tem deteriorado a imagem do país norte-americano no mundo e também entre os brasileiros.
Segundo pesquisa Genial/ Quaest, 72% dos brasileiros entrevistados consideram errado condicionar as tarifas a processos judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), e 79% das pessoas ouvidas avaliam que terão a vida afetada pela medida. A ideia propagada por Trump de que a relação comercial entre os dois países é injusta é vista por 63% dos entrevistados como incorreta.
Rejeição aumentou entre aliados históricos
De acordo com o cientista político Guilherme Casarões, professor da FGV EAESP, ouvido por O Globo, a condução da política externa por Trump passou a não diferenciar os aliados históricos dos Estados Unidos dos demais países e com isso aumentou a rejeição ao país norte-americano em nações como Canadá e Europa.
Dados do Pew Research Center revelam que em um ano, 14 das 25 nações pesquisadas diminuíram a opinião favorável sobre os EUA. Apenas, em Israel, Nigéria e Turquia houve melhora na percepção.
Questão migratória iniciou queda na percepção positiva
A questão migratória já tinha causado impacto na opinião favorável dos brasileiros. Entre março do ano passado e abril deste ano, a percepção positiva captada pela Quaest passou de 58% para 44%.
Após o tarifaço de Trump, a Atlas/Bloomberg mostrou que a imagem negativa de Donald Trump entre brasileiros passou de 52% para 63,2% em seis meses. O anúncio das tarifas fez com que o governo Lula entrasse numa campanha nacionalista, o que o fez recuperar parte da popularidade perdida.
Reprodução / Redes Sociais