

Uma embarcação do tipo balsa ficou à deriva na região do Porto de Aratu, oferecendo risco à navegação local. A informação foi compartilhada pela Marinha, através da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), nesta quarta-feira (23).
Segundo relatos, a embarcação encalhou Baía de Aratu após derivar e foi removida e rebocada pelos seus responsáveis. A Capitania ainda informou, em nota, os dedobramentos do incidente.
“Diante dos fatos, a CPBA procedeu à notificação dos proprietários e dos responsáveis pela guarda da balsa, com o intuito de coletar informações que subsidiem a investigação do ocorrido e a adoção das medidas administrativas pertinentes. O caso está sendo apurado por meio de Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação, instaurado para esse fim”, diz o comunicado.
“A CPBA, na condição de agente da Autoridade Marítima, mantém atuação contínua de fiscalização e ordenamento do tráfego aquaviário em sua área jurisdicional — que abrange aproximadamente 1.100 km do litoral baiano, incluindo a Baía de Todos os Santos. Suas atividades visam garantir a segurança da navegação, proteger a vida humana no mar e prevenir a poluição ambiental provocada por embarcações, plataformas ou instalações de apoio, conforme disposto na Lei nº 9.537/97 (LESTA) e regulamentado pelo Decreto nº 2.596/1998 (RLESTA)”, completa a entidade.
Reprodução/Freepik