

A nova desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Maria das Graças Guerra de Santana Hamilton, foi empossada no cargo nesta quarta-feira (23), após a sessão plenária em que foi eleita. Ela foi promovida pelo critério de antiguidade para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Ivete Caldas. A nova desembargadora é esposa do desembargador Rollemberg Araújo.
Nascida em Salvador, a desembargadora ingressou na Magistratura em 1984, como juíza na Comarca de Oliveira dos Brejinhos. Em 1987, foi promovida por merecimento para Seabra, onde trabalhou por quatro meses antes de chegar a Itaparica. O mesmo critério de merecimento motivou a mudança para Lauro de Freitas em 1993. Em dezembro de 1997, por antiguidade, ocorreu a promoção para Salvador, onde foi titular da atual 10ª Vara de Família (antiga 14ª Vara de Família) por quase 28 anos. Nos últimos dias, esteve lotada na 2ª Vara Cível de Alagoinhas.
De personalidade discreta, a nova desembargadora renunciou ao direito de proferir discurso durante a solenidade de posse. Faz questão, no entanto, de recordar da unidade que dirigiu por quase três décadas. “As últimas lembranças de que eu tenho muita saudade são da 10ª Vara de Família. Tenho muita saudade do pessoal que trabalha lá. Inclusive, vou visitá-los depois da posse. Não quis ir antes porque estava muito emotiva”, afirmou.
A magistrada mantém serenidade ao projetar o novo desafio na carreira, após trocar as decisões monocráticas pelo voto em um colegiado. “Eu pretendo continuar do mesmo jeito, tranquila, porque não sou afobada em nada. Gosto de examinar as coisas, como sempre examinei. Os processos aqui têm uma dinâmica mais acelerada do que no 1º Grau porque lá a gente depende muito de prazos: para citação, para manifestação da outra parte, para contestação. Aqui no Tribunal, acho que vai ser mais célere”.
A presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Resende, entregou as vestes talares (traje utilizado nas sessões) e saudou a nova integrante da Corte. “Bem-vinda. Desejamos muito sucesso nesta nova caminhada no Tribunal de Justiça”, declarou. Curiosamente, as duas ingressaram na magistratura através do mesmo concurso público.
Bnews