

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (31) uma mega operação para desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico interestadual de drogas e armas, além da prática de lavagem de dinheiro. A ação é realizada em conjunto com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e apoio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).
Um dos alvos é um dos líderes do Comando Vermelho (CV) e que já foi alcançado em outras operações das forças de segurança. Ele é acusado de traficar drogas em bairros de luxo da capital baiana e diversos outros municípios da Região Metropolitana. Um dos locais de maior atuação do traficante é a região do Alto do Itaigara.
De acordo com a PF, a ação é fruto de uma investigação iniciada a partir da atuação do narcotraficante que, inicialmente vinculado ao CV, passou a atuar de forma independente, negociando e revendendo também para outras facções. As investigações revelaram que a organização adquiria grandes quantidades de entorpecentes — como maconha tipo skunk, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume, tetracaína e cafeína — e os distribuía principalmente em Salvador e Região Metropolitana.
A PF identificou negociações para para aquisição de armas de fogo de grosso calibre, incluindo pistolas, fuzis e até metralhadora com munição antiaérea, destinadas a disputas entre facções rivais.
Além do tráfico de drogas e armamentos, foi desvendado um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo empresas de fachada, contas bancárias de terceiros, veículos de luxo e o uso de lojas de automóveis para dissimular os lucros obtidos com a atividade criminosa. As movimentações financeiras identificadas ultrapassam R$ 5 milhões.
Seis pessoas foram presas nas primeiras horas do dia nesta quinta-feira. Ainda não há detalhes sobre a identidade dos outros presos. Um dos endereços alcançados pela PF contava com uma estrutura pesada para armazenamento e produção de drogas para a revenda.
Veja:

Esquema de venda e armazenamento de drogas pesadas é desarticulado pela PF (Foto: PF)

Operação da PF alcança esquema de venda de drogas em bairros de luxo de Salvador e RMS (Foto: PF)
Traficante negociava armas e passou a atuar de forma independente em bairros de luxo de Salvador e RMS | Divulgação/PF