

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta segunda-feira (4), que os principais produtos retirados das taxações de 50% não correspondem à exportação baiana – e, por isso, tem dialogado com os setores produtivos de todos os segmentos da Bahia. Segundo ele, reuniões como a realizada na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) buscam “fortalecer a voz da Bahia”.
“Eu espero que a gente possa, com esse movimento do setor produtivo, fortalecer a voz da Bahia. Eu priorizei aqui agora a presença do ministro Geraldo Alckmin, que é o coordenador dessa relação diplomática. Ele participou da reunião, ele e a equipe dele, nos deu um bom alento, porque se colocou à disposição das demandas”, disse o governador.
Durante a reunião que teve na FIEB, o gestor petista afirmou que entregou ao vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), um documento com todas as demandas do setor produtivo baiano para avaliação do governo federal. Nesse documento, há pedidos de produtos para serem incluídos na lista de não taxação, onde já há 700 produtos.
Ele destacou ainda que nesta semana estará em Brasília, com outros governadores nordestinos para tratar dos impactos das tarifas na economia da região: “A primeira frente é retirar todos os produtos, é a demanda nossa, dessa pauta do tarifaço de 50%. E os que ficarem, os que o governo norte-americano não retirar, que a gente possa negociar a redução da alíquota”.
Devid Santana / Bnews