

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) apresentou denúncia contra a vice-prefeita e secretária de Saúde de Ribeira, em São Paulo, Juliana Maria Teixeira da Costa (PSD), por ter pago o seu “casamento espiritual” com dinheiro público. Segundo o portal Uol, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acatou a denúncia do MP-SP.
A cerimônia entre Juliana e o coordenador municipal de Saúde de Ribeira, Lauro Olegário da Silva Filho, aconteceu no dia 21 de agosto do ano passado e foi realizada por uma mulher conhecida como “Mentora Samatha”. A mentora afirmou em depoimento que não sabia que o casamento foi pago com dinheiro público.
Segundo a denúncia, a nota foi emitida pela empresa W. F. da Silva Treinamento, que é de um correligionário político da vice-prefeita, às 8h12 do dia do casamento. O pagamento foi autorizado por Juliana 12 minutos depois e, 3 minutos após realizado, o valor foi repassado pela empresa à conta de Samantha.
O casamento custou R$ 41,2 mil aos cofres públicos. “Todo o processo transcorreu em apenas 15 minutos, contrariando a sistemática usual de pagamentos que levava até 20 dias”, diz o MP.
O TJ-SP determinou medidas cautelares como o afastamento de Juliana e Lauro dos cargos que ocupavam, proibiu o acesso à sede da prefeitura e de manterem contato com testemunhas. O portal Uol tentou contato com os envolvidos, mas não teve retorno. O espaço segue aberto.
Reprodução / Instagram