

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, teve um encontro fechado com o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, nesta semana. Na pauta, houve uma conversa sobre a situação entre Brasil e Estados Unidos, os impactos do tarifaço imposto por Donald Trump e os alcances da Lei Magnitsky, que foi aplicada contra Alexandre de Moraes, do STF. As informações são da colunista do jornal O Globo, Bela Megale.
Também participaram da reunião o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. O encontro aconteceu na última terça-feira (5), em Brasília, durante um almoço na casa do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia, que atua como presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (FIN). Outros representantes dos bancos participaram da reunião fechada.
prestassem solidariedade ao STF devido às ameaças feitas pelos EUA, de aplicar novas sanções aos magistrados. Ainda segundo a colunista, Gilmar Mendes e André Esteves têm boa relação e costumam conversar com regularidade.
O encontro serviu para que as autoridades e os representantes do setor privado prestassem solidariedade ao STF devido às ameaças feitas pelos EUA, de aplicar novas sanções aos magistrados. Ainda segundo a colunista, Gilmar Mendes e André Esteves têm boa relação e costumam conversar com regularidade.
Em sua passagem por Brasília, o banqueiro também teve uma agenda no Palácio do Planalto, mas não com o presidente Lula. Esteves se reuniu com o chefe de gabinete do presidente, Marco Aurélio Santana Ribeiro.
Rosinei Coutinho/STF