

O apresentador Faustão, de 75 anos, está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o último dia 21 de maio por causa de uma infecção bacteriana que evoluiu para sepse. De acordo com o cardiologista Elisiário Júnior, que falou sobre o caso no podcast ielcast, o famoso está entubado na UTI, fazendo uso de aparelhos de ventilação mecânica para respirar e cuidados intensivos.
Segundo o profissional, Fausto Silva não consegue respirar espontaneamente e está dependendo das máquinas, além de estar recebendo medicações para manter a pressão arterial estável. “Ele deve estar com muitas bactérias resistentes, daí o tempo prolongado de internação hospitalar. Perceba que ele está internado desde o dia 21 de maio agora deste ano, então é algo realmente muito preocupante. Infelizmente, as chances do Faustão são mínimas, lamentou.
Nos últimos dias, o apresentador passou por duas cirurgias de alta complexidade em sequência. Na última quarta-feira (6), ele recebeu um transplante de fígado. No dia seguinte, na quinta (7), foi realizado outro procedimento, desta vez um retransplante renal, que estava planejado há cerca de um ano. Os órgãos doados foram de uma mesma pessoa, que foi um familiar, isso justifica a ausência na fila de espera para receber os órgãos.
Elisiário reforçou a dificuldade de realizar dois procedimentos tão invasivos com pouco tempo de intervalo, principalmente pelo histórico de Faustão. As cirurgias recentes somam a outros dois procedimentos realizados recentemente, que foram um transplante cardíaco em agosto de 2023 e um transplante de rim em fevereiro do ano passado, que apresentou episódios de rejeição e precisou de sessões de hemodiálise.
Em apenas dois anos, o famoso passou por quatro transplantes: coração, dois rins e fígado. O médico destaca que quanto mais órgãos são transplantados, mais grave está o quadro, especialmente quando está diante de uma infecção ativa. Ele disse que a situação configura uma falência múltipla de órgão, e a classificou como ‘9,5’, em uma escad de gravidade de 0 a 10.
“A possibilidade de morte do Faustão nos próximos semanas, nos próximos dias, ela é grande. Não tem a menor dúvida. É uma possibilidade muito grande do Faustão vir a óbito. Pela gravidade, pelo conjunto da obra. Isso corroborado pelo fato dele estar em sepse. embora um pouco controlada com o uso de antibióticos, mas é um paciente imunodeprimido. [Neste caso] nós temos que utilizar as medicações que modulam a questão da rejeição e, ao mesmo tempo, nem sempre o antibiótico consegue debelar. Então, é um paciente extremamente grave, não tenha dúvida”, afirmou.
Conforme o boletim de saúde mais recente de Faustão, o médico Fernando Bacal, que tem acompanhado o apresentador da unidade de saúde, informou que o tratamento continua voltado ao controle da infecção e à reabilitação clínica e nutricional do famoso.
Reprodução / TV Globo