

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) será ouvida pelo Tribunal de Apelação de Roma no processo que julga o pedido de extradição da parlamentar feito pelo governo brasileiro.
Esta será a primeira vez que a bolsonarista falará ao tribunal desde a sua prisão, ocorrida no dia 29 de julho, após o deputado italiano Angelo Bonelli informar às autoridades a localização da parlamentar brasileira, que estava hospedada em um hotel.
Na audiência, a defesa de Zambelli deve chamar a atenção para os problemas de saúde da parlamentar. Segundo o pai da deputada, João Hélio, que estava com ela no momento da prisão, ela sofre de mais de dez doenças, como a síndrome da taquicardia postural ortostática, que a levou à internação em 2024.
Zambelli está detida no Instituto Penitenciário de Rebibbia, em Roma, onde aguarda a conclusão do processo. A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vem adotando todas as medidas necessárias para que a justiça italiana atenda ao pedido de extradição formulado pelo Brasil.
A deputada era considerada foragida desde o fim de maio, quando foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Agência Brasil