

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais neste sábado (16) para publicar um vídeo com uma mensagem endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Nas imagens, Lula aparece semeando uvas, disse que planta comida, não violência e ódio. O petista ainda diz que espera que um dia Trump possa visitar o Palácio da Alvorada.
“[O Palácio da Alvorada] Um lugar que eu espero que um dia você possa visitar, que a gente possa um dia conversar, para que você possa conhecer o Brasil verdadeiro. O Brasil do povo que gosta de samba, de Carnaval, de futebol, dos Estados Unidos, da China, da Rússia, do Uruguai, da Venezuela. Nós gostamos de todo mundo”, disse.
A publicação acontece em meio à crise diplomática entre Brasil e EUA com o anúncio das tarifas de 50% nas exportações brasileiras ao país norte-americano. Desde então, membros do governo Lula tentam contato com autoridades estadunidenses para negociações, mas sem sucesso.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o governo brasileiro acredita que o tarifaço e as sanções impostas pelos Estados Unidos não são apenas uma pressão de Trump no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para setembro.
As medidas seriam uma tentativa de Trump em ter alguma influência no processo eleitoral brasileiro. O desejo do governo americano é ter um um candidato com afinidade ideológica com Trump na eleição presidencial do Brasil em 2026.
Reprodução Instagram / Ricardo Stuckert -PR