

Um levantamento divulgado na quinta-feira (21) pelo Pew Research Center, um órgão apartidário dos Estados Unidos, apontou que, pela primeira vez em décadas, o país registrou mais saídas do que entradas de imigrantes.
De acordo com a análise dos novos dados do censo, a política migratória rigorosa do presidente Donald Trump tem levado pessoas a deixar o país, seja por deportação ou por decisão própria.
Especialistas preveem graves consequências econômicas e demográficas para os EUA caso a tendência persista. Por outro lado, autoridades do governo Trump celebraram a saída desses imigrantes, alegando que as pressões sobre os serviços públicos diminuíram e que o mercado de trabalho se recuperou.
A restringiu ao acesso ao asilo na fronteira sul e endurecimento dos requisitos de visto para estudantes e trabalhadores de tecnologia, foram algumas das medidas implementadas por Trump para reduzir a imigração.
Além disso, milhares de agentes federais foram orientados para deter e deportar imigrantes sem status legal. Porém ainda de acordo com a análise, a dependência do país tende a aumentar à medida que mais baby boomers se aposentam, já que imigrantes são essenciais em diversos setores.
Reprodução Freepik