

Quatro integrantes de um grupo criminoso especializado no tráfico interestadual de animais silvestres foram presos em flagrante na manhã desta sexta-feira (22) durante a Operação Voo Livre, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).
A ação também cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Poções, Iguaí e Boa Nova, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal.
Entre os presos estão um comerciante apontado como principal articulador das vendas, dois homens envolvidos na captura e no auxílio às transações, e um quarto indivíduo responsável pelo transporte interestadual dos animais. Centenas de aves das espécies papa capim, sabiá, chorão e pássaro preto foram resgatadas.
De acordo com as investigações, a cidade de Poções se tornou o centro de distribuição do esquema, devido a rotas estabelecidas principalmente para o estado de São Paulo. As aves eram capturadas no Parque Nacional de Boa Nova, armazenadas temporariamente em residências urbanas e comercializadas em feiras livres.
O MP-BA apurou ainda que a organização criminosa aliciava passageiros de ônibus interestaduais para assumir a responsabilidade pelos animais durante eventuais fiscalizações.
Divulgação/MP-BA